Paula Agra
Captura+de+Tela+2017-03-06+às+19.11.42.png

Mobiliário Sombras

 

Mobiliário Sombras | 4º Desafio de Design Odebrecht Braskem

Captura+de+Tela+2017-03-06+às+19.11.42.png

O Desafio de Design Odebrecht Braskem no Rio de Janeiro teve foco em apresentar soluções contemporâneas para os desafios das áreas públicas/privadas modernas a partir do plástico. O objetivo era desenvolver um espaço para acolher os antigos e receber os novos usuários da região portuária, fazendo com que todos se apropriem do público, convivam entre si e se sintam parte de uma realidade harmoniosa e colaborativa. Um espaço de todos, onde a responsabilidade convive com o lazer, o descanso, o trabalho e algumas convivências da vida moderna.

O tema central era Mobiliário Urbano para espaços em transformação.

O desafio das equipes era desenvolver peças de mobiliário urbano para equipar a área do Passeio Ernesto Nazareth, localizado no bairro Santo Cristo, na zona portuária do Rio de Janeiro. Os requisitos essenciais para o desenvolvimento dos projetos eram Sombreamento, Integração, Aspecto contemplativo ou interativo, Sinergia entre os modais de transporte e acessibilidade, e as equipes foram divididas em duas categorias: Alimentação e apresentações artísticas e Trabalho e Descanso.

Dentro da categoria de Alimentação e apresentações artísticas, eu e meu grupo desenvolvemos um mobiliário composto por dois grandes módulos principais, um voltado para apresentações artísticas e outro voltado para a alimentação. Estes dois módulos funcionam de forma independente, o que possibilita uma distribuição pelo Passeio mais livre.

O principal objetivo do nosso mobiliário, além de atender aos pré-requisitos, é de possibilitar que diferentes tipos de usuários se sintam atraídos a se utilizar do Passeio, usando um mobiliário seguro, convidativo e que gere a sensação de pertencimento.